Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica

Data de Início:

28/02/2026

Carga Horária:

100 horas

Duração:

5 meses. Sábado e domingo, de 8h às 18h.

Professores:

Rodrigo Bessa

Enfermeiro cardiologista perfusionista com mais de 25 anos de experiência em circulação extracorpórea e assistência circulatória mecânica. Concursado pela EBSERH, atua no HUCAM/UFES em cirurgias cardíacas de alta complexidade. Foi perfusionista por mais de 20 anos no Hospital Evangélico, participou do primeiro transplante cardíaco do Hospital Metropolitano, da primeira ECMO realizada no Espírito Santo (Hospital CIAS/Unimed) e da primeira experiência com CEC veterinária no Estado. Pós-graduado em Circulação Extracorpórea, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica e Cardiologia para Enfermeiros, é reconhecido pela SBCEC pela expertise consolidada.

Assad Sassine

•Cirurgião cardiovascular formado pela Beneficência Portuguesa de SP;

•Médico titulado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular com foco em assistência circulatória e suporte ventricular;

•Especialista em ECMO pela ELSO;

•Atuou como Facility da ELSO;

•Diversos cursos de grande relevância em Suporte Ventricular, CEC, ECMO, VAD, com passagem pela Espanha, EUA, Alemanha, entre outros;

•Coordenou residência médica em cirurgia cardiovascular;

•Professor graduação de medicina e diversas pós-graduações;

•CEO da CirculaES;

•Detentor de patente de dispositivos de cirurgia cardíaca no INPI.

Forma de Oferta: Presencial

Carga Horária: 100 horas

Duração: 5 meses

Datas e horários:  Início 28/02/26 (Sábado e domingo das 8h às 18h)

Público-alvo: Profissionais da área da saúde, como perfusionistas, biomédicos, veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas e outros que atuam ou desejam atuar com perfusão e suporte extracorpóreo.

Investimento: 5x R$1.590,00 (boleto bancário)

SOBRE O CURSO

Este curso de aperfeiçoamento oferece uma oportunidade única para profissionais da área da saúde expandirem seus conhecimentos e habilidades na Circulação Extracorpórea. Voltado para uma equipe multidisciplinar, incluindo perfusionistas, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, o curso foca no aprimoramento de técnicas utilizadas em cirurgias cardíacas, suporte extracorpóreo avançado e simulação realística.

Com uma abordagem prática e teórica, os participantes irão se atualizar em temas como ECMO, HIPEC, Autotransfusão Intraoperatória (CELL SAVER) e Cardiopatias Congênitas, sempre atualizados com as mais recentes inovações na área. Ao final, os profissionais estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do mercado, oferecendo um suporte de alta qualidade em procedimentos complexos.

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Módulo 1: Fundamentos da Circulação Extracorpórea

Carga horária – 20 horas

Ementa: Introdução à circulação extracorpórea (CEC): histórico, definição e importância da CEC na cirurgia cardíaca; Princípios anatômicos e fisiológicos da CEC, humana e integrada; Conceitos, fundamentos e condutas da CEC.

  • Módulo 2: Cardiopatias Congênitas e adquiridas e Circulação Extracorpórea (CEC) em Cirurgia Cardíaca Pediátrica e adulto.Autotransfusão Intraoperatória (CELL SAVER).

Carga horária – 20 horas

Ementa: Particularidades da circulação extracorpórea na cirurgia cardíaca pediátrica; Cardiopatias congênitas, Estratégias e técnicas de perfusão em pediatria.

  • Módulo 3: BIA, ECMO e Assistência Circulatória Mecânica  

Carga horária – 20 horas

Ementa: Módulo de ECMO e Assistência Circulatória Mecânica – Teoria, Prática e Desafios na Terapia Intensiva.

  • Módulo 4:  Abordagens Multidisciplinares em Cirurgia não cardíaca, Foco em HIPEC, Hemodinâmica, IMPELLA e TAVI

Carga horária – 20 horas

Ementa:  Conceitos e fundamentos de procedimentos realizados na hemodinâmica; HIPEC. Autotransfusão Intraoperatória (CELL SAVER); BIA; TAVI.

  • Módulo 5: Simulação Realística em Perfusão: Imersão e Prática Avançada

Carga horária – 20 horas

Ementa: Resumo geral do curso com revisão dos principais conceitos e temas abordados nos módulos anteriores, com o objetivo de consolidar o aprendizado; Treinamento em cenários de simulação, que simulam situações de rotina e de emergência na perfusão; Abordagem de intercorrências: desenvolvimento de habilidades para identificar, analisar e solucionar intercorrências durante a perfusão, como alterações hemodinâmicas, problemas com o equipamento e reações adversas do paciente.

Para maiores informações, clique no ícone do WhatsApp e solicite o guia do curso completo.