Neuroeducação

Data de Início:

17/05/2025

Carga Horária:

500 horas

Duração:

24 meses. Sábados Quinzenais, de 8h às 18h.

Professores:

Robert Anicio Muglia Thomaz

Fisioterapeuta. Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício Físico e Treinamento Desportivo (UFES/2011), Mestrado em Bioengenharia e Especialização em Osteopatia em curso (Escuela de Osteopatia de Madrid) Atua como Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação voltados para a área da Saúde. Fisioterapeuta com atuação especializada em Terapia Manual e Traumato-Ortopedia. Experiência com gestão de empresas voltadas para a promoção de Saúde. 

Raphaela Figueira

COORDENADORA DO CURSO

Graduada em Psicologia. Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Neuropsicologia.  Pesquisadora. Especialista em Neuropsicologia do Idoso. Formação em Neurofeedback. Coordenadora e Docente da pós-graduação em Neuropsicologia da Emescam. Coordenadora da pós em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica da Escola Sonare. Diretora Clínica da SBNe.

Quézia Silva Anders

Doutora em Ciências Fisiológicas (área de concentração: Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia – UFES), cuja tese foi sobre expressão gênica de possíveis marcadores biológicos na dependência química (2019). Mestre em Biotecnologia na Saúde pela UFES, onde desenvolveu pesquisas sobre polimorfismos genéticos relacionados à radiossensibilidade tumoral de pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço no Núcleo de Genética Humana e Molecular (2014). Biomédica com habilitação em análises clínicas pela Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo (2012). Atuou como professor voluntário para o curso de Ciências Biológicas (UFES), ministrando aulas de Microbiologia e Genética Forense (2013-2014). Foi professor substituto (UFES) do Centro de Ciências da Saúde, ministrando aulas de Imunologia (2016-2017). Também foi tutora em metodologias ativas nos cursos de Biomedicina e Farmácia no Centro Universitário Salesiano (UniSales – 2019-2021). Atualmente é professor titular da disciplina de Genética Médica na Escola Superior de Ciências Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM) no curso de Medicina e pesquisadora assistente no Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia (UFES).

Priscila Rossi de Batista

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Vila Velha – UVV (Vila Velha, Brasil, 2005), especialização em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiorrespiratória pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM (Vitória, Brasil, 2007), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (Vitória, Brasil), com período sanduíche na Universidad Rey Juan Carlos – URJC (Madrid, Espanha). Realizou pós-doutorado (2015-2017) em Ciências Fisiológicas na UFES. Possui experiência como professora de graduação e pós-graduação de cursos da área da saúde, atuando nas disciplinas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística; e também em diversas disciplinas aplicadas à Fisioterapia com ênfase no Movimento Humano. Atuou como fisioterapeuta nas seguintes subáreas: fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva (adulto, pediátrica e neonatal); fisioterapia em pediatria, neurologia, traumato-ortopedia e geriatria; fisioterapia domiciliar; fisioterapia aplicada à saúde ocupacional. Tem experiência como pesquisadora na área de Morfologia (Anatomia e Histologia), Fisiologia e Fisioterapia. É colaboradora honorífica do Departamento de Bioquímica, Fisiologia e Genética Molecular da Facultad de Ciencias de la Salud da URJC. Atualmente, é professora adjunta da EMESCAM, atuando nos cursos de Graduação em Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, com as seguintes disciplinas: Anatomia dos Sistemas Orgânicos, Anatomia Humana, Anatomia Palpatória, Bases Morfológicas do Aparelho Locomotor, Bases Funcionais II / Fisiologia Humana, Cinesiologia, Recursos Fisioterapêuticos Gerais I / Cinesioterapia. Atua também como líder de grupo de pesquisa na EMESCAM (DGP/CNPq), como coordenadora do Projeto de Extensão INOVANATO e como orientadora da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada do Espírito Santo – Vesalli.

Luciana Farias

Fonoaudióloga, Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Neuropsicopedagogia Clínica e Fonoaudiologia Educacional.  Atua nas áreas da Linguagem Oral, dificuldades e transtornos da aprendizagem. São 30 anos dedicados a Educação e 14 anos dedicados a Saúde. Sócia da Clínica Afeto Terapias Avançadas e Desenvolvimento Humano no município de Vila Velha ES.

Juliana Cardoso de Souza Custodio

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas – Neurofisiologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolveu pesquisas no Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia (LCCNPF/UFES), no Laboratório de Química de Proteínas (LQP/UFES) e no Laboratório de Neuromorfologia/UFES, voltadas para a área de Neurociências, com ênfase em Ciências Cognitivas, Neurofisiologia, Neuropsicofarmacologia e Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Córtex Pré-Frontal, Bases fisiológicas e celulares dos mecanismos de Memória e aprendizado, Bases fisiológicas e celulares dos processos de adição às drogas de abuso, Neuropsicofarmacologia do Sistema Endocanabinóide, Funções Executivas, Neuromodulação por Estimulação Cerebral Epidural por Corrente Contínua. Docente do curso de Medicina na Faculdade EMESCAM – Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, nas disciplinas de Bases Estruturais II, Bases Funcionais II, Neurociências I e Neurociências II.

Josidéia Mendonça

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (1990) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Perita Criminal aposentada da Polícia Civil do Espírito Santo. Atualmente é professora da disciplina de Farmacologia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em avaliação e analises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: working memory, nicotina e álcool, substâncias psicoativas, drogas de abuso e toxicologia forense.

Gabriela Rebello

Nutricionista, com especialização em nutrição clínica, metabolismo e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho (2013), mestrado em Políticas Públicas pela EMESCAM (2018). Com vasta experiência na área hospitalar / ambulatorial (Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória / Arcelor Mittal), atualmente exerce a profissão como professora para cursos da área da saúde, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Multivix, Nutricionista da Secretária Municipal de Saúde de Serra, além de Colunista do Jornal A Tribuna.

Ester Assis

-Neuropsicopedagoga clínica

-Psicomotricista

-Especialista em Educação Especial e Inclusiva

-Intérprete/tradutora Libras

-Capacitação em Saúde mental pelo Pronas/Ministério da Saúde

-Professora universitária de Neuroeducação

-Premiada em Londres como melhor palestrante Neuroeducacional do Brasil

Erika Tasca

Fonoaudióloga. Especialista em Audiologia; Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica. Screener da Sindrome de Irlen habilitada pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. Diretora Técnico-Científica Instituto de Aprimoramento Fonoaudiológico e Educacional- INAFE. Diretora clínico-pedagógica da Sociedade Brasileira de Neuroeducação- SBNe.

Dálen Matos

Graduada em Terapia Ocupacional. Psicomotricista.Possui certificação internacional em Integração Sensorial pela USC- Universidade da Califórnia.  
18 anos de atuação em Desenvolvimento Infantil.

Cláudia Maria Sedrez Gonzaga

Fonoaudióloga clínica, Pedagoga. Conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia 3ª região-ano 2017 a 2019. Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Departamento de Neurologia. Experiência em Ensino Fundamental de 1977 a 1998. Experiência com graduação presencial/EAD, pós-graduação de 2004 até o momento. Estudos contínuos em Neurociências do comportamento humano. Especialização em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Ludicidade. Aprimoramento em ABA. Especialização em INTERVENÇÕES PRECOCES NO AUTISMO-Modelo DENVER. Atendimento em domicílio para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trabalho com distúrbio de aprendizagem, distúrbio específico de leitura e escrita, alterações neurológicas. Atuando sempre em formação de professores com os temas “Fatores de risco e perceptuais na criança autista”, “Neurociência e a educação”, “Distúrbio de aprendizagem”, ” Estratégias para lidar com os comportamentos da criança autista”. Professora de pós-graduação com as disciplinas: Neuroembriologia. Bases neurológicas da aprendizagem, Desenvolvimento motor normal e alterado um olhar na psicomotricidade. Neurofisiologia da aprendizagem. Bases do funcionamento do sistema nervoso. Neurociência cognitiva. TEA-Autismo. Dificuldade de aprendizagem, dislexia, linguagem e suas alterações.

Ariadne Dettmann Alves

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado e graduação em Psicologia pela mesma Instituição. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Neuropsicologia. Atua como psicóloga clínica, docente no ensino superior, além de pesquisar temas voltados ao desenvolvimento humano e ao desenvolvimento da moralidade.

André Cupertino de Araújo

Graduado em Ciências Biológicas. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Mestre em Biotecnologia. Professor de Biologia no Ensino Médio e preparatório para Medicina. Professor da Pós-graduação da Emescam: Neurociência I e II, Bioética e Biossegurança.

Alexandre César Santos de Rezende

Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.  De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Atualmente, é docente na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É docente responsável pelas disciplinas: Introdução as neurociências aplicada ao consumo e Neurociências no processo de tomada de decisão no consumo, na Pós em Neuromarketing pela INOVA Business School. Ministra o Master em Neurociência e Educação pelo IBFE e Neurociência nas Vendas e no Consumo pelo INOVA Business School.

É coordenador da Faculdade de Pedagogia da Unità Faculdade e coordena a Pós-Graduação em Metodologias Ativas em São Paulo e região pelo IBFE.

Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação.

Realiza anualmente treinamento, palestras, conferências e oficinas sobre Neurociência em Empresas, Escolas, Universidades e Congressos.

É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, desde 2014. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento e Neurociência e Qualidade de Vida junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas e do curso de extensão em Neurobiologia da Aprendizagem pela PUC-Campinas, desde 2014 e docente da Especialização em Neuroaprendizagem: Neurociência, metodologias e tecnologia da PUC-Campinas.

Alex Silva

Licenciado em física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em ensino de física pela mesma instituição com pesquisa na área de ensino de ciências por investigação. Neuroeducador, pós-graduado em Neuroeducação pela EMESCAM. Pós-graduado em Neurociências. Palestrante e participação em eventos com minicursos, workshops, seminários e oficinas nas áreas de Neuroeducação aprendizagem ativa, aprendizagem empresarial. Atuante no ensino médio lecionando a componente curricular Física nas redes pública e privada e em curso de pós-graduação com módulos pertinentes à especialização em questão. Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Neuroeducação- SBNe.

FORMA DE OFERTA: Presencial 

CARGA HORÁRIA: 500 horas

DURAÇÃO: 24 meses

DIAS/HORÁRIO DAS AULAS: sábados quinzenais (8h às 18h)

PÚBLICO-ALVO: Graduados em medicina, pedagogia, licenciaturas, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional, gestores educacionais, profissionais da área da saúde e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

INVESTIMENTO: 24 parcelas de R$550,00 (no boleto)* Desconto 15% para grupos de 5 alunos

SOBRE O CURSO

O Curso tem por objetivo conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da aprendizagem humana, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

DIFERENCIAIS

• Prática clínica com pacientes reais e triados, com estrutura ambulatorial completa;

• Credenciado pela Sociedade Brasileira de Neuroeducação- SBNe;

• Metodologia de Ensino prática e vivenciada;

• Corpo Docente de Excelência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Fundamentos Básicos da Neuroeducação  
  • Anatomia, Fisiologia e Embriologia          
  • Os Fundamentos das Neurociências  
  • Neurociência do Desenvolvimento   
  • Memória e Aprendizagem   
  • Sentidos e Percepção   
  • Motivação e Emoção    
  • Neurobiologia do Sono    
  • Neuronutrição            
  • Funções Executivas   
  • Processamento Auditivo   
  • Neuroeducação e Comportamento  
  • Neuropsicofarmacologia   
  • Neuroaprendizagem        
  • Psicopatologia da Aprendizagem    
  • Transtornos e atipias da Aprendizagem      
  • O excesso de diagnóstico e o Perigo da patologização da Vida    
  • A Reabilitação Neuroeducacional. Protocolos e Testes e a Clínica Neuroeducacional.     
  • Prática Clínica em Neuroeducação        

CLIQUE NO BOTÃO DO WHATSAPP (AO LADO) E SOLICITE O GUIA DO CURSO COMPLETO